Dia de chuva – Cuidados para seu pet
Para muitas pessoas, um dia chuvoso parece o momento ideal para ficar em casa, porem para os pets pode ser o prenúncio de um pesadelo. Com a chegada do período das chuvas, grande parte das pessoas que tem pets acaba abolindo os passeios na rua. E por este motivo acabam esquecendo dos cuidados essenciais, principalmente para aqueles que mantém rotina em ambiente externo, para garantir a saúde do mascote.
Golden Retrivier, Shih Tzu, Lhasa Apso, entre outras raças de pelo longo são mais propensa a retenção de umidade entre os dedos e nas orelhas. Fatores que tornam favorável o desenvolvimento de micoses e otites. Nesta situação, pode ser usada uma toalha para retirar todo excesso de água do pelo e, sendo possível, utilize um secador para eliminar totalmente a umidade retida na pele.
Em casos de passeios em dia chuvoso, a atenção deve ser redobrada, principalmente em locais que possa ter água empoçada que ele possa pisar ou até beber, pois a mesma pode estar contaminada, trazendo o risco que ele pegue alguma doença, por exemplo a leptospirose. Use capa de chuva ou outros meios para proteger a pelagem do pet destas condições de tempo e ao voltar do passeio, lave muito bem as patas de seu pet, secando corretamente como já explicado. Os primeiros sintomas da leptospirose são febre, depressão, perda do apetite, vômito, desidratação, mucosas congestas, icterícia(coloração amarelada de pele e mucosas), urina escura e dor renal ou muscular. Esses dois últimos podem ser notados nos animais através da mudança de comportamento. Ao notar estes sintomas em cães e gatos procure imediatamente um médico veterinário e isole outros animais da casa.
As medidas preventivas são simples e incluem cuidados com a saúde e com o ambiente em que o animal vive.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!