Como saber se o cachorro está sentindo dor?

Uma das preocupações de muitos tutores é em relação às dores que os cachorros podem sentir, e sentem, e como conseguir diagnosticar. Realmente essa não é uma tarefa fácil, mas neste texto iremos lhe ajudar apresentando alguns sinais.

De maneira indireta é possível ver que o cachorro está com dor, ou com algum desconforto. Os cachorros, dependendo da raça costumam ser bem resistentes, e por isso, se a dor for forte, eles vão acabar expressando de alguma forma.

Agressivos: alguns cães quando estão com dor podem acabar se tornando agressivos. Mas normalmente essa dor pode ser oriunda de uma cirurgia, por exemplo, quando o tutor encosta no lugar da dor. O cão se sente incomodado e pode tentar atacar, até mesmo o dono. Não que cachorros agressivos sejam sinônimos de cães doentes, mas quando você tem um cão amoroso e perceber que ele ficou agressivo, em decorrência de algo, ele ainda pode estar com dor.

Uivo alto: o uivo alto e diferente do uivo que anuncia algo estranho na moradia, também expressa que o cachorro possa estar com dor. Se algo já lhe ocorreu e ele continua uivando, indica-se levar para ao médico veterinário.

Postura estranha: quando o cachorro começa a ter uma postura estranha, sentando-se de forma que você não viu antes, ou até parece que evita encostar alguma parte do corpo no chão ou móveis, está na hora de levá-lo para um consulta com o veterinário para examinar se está tudo bem com ele.

Expressão pouco familiar ou triste: se você notar que o cachorro está pouco familiar, mais triste em seu canto, ele pode estar dando sinais de que algo não está bem com ele. Nesta hora, verifique-o, de carinho, e qualquer dúvida leve ao veterinário.

Mudança de comportamento: se o cachorro mudou bruscamente de comportamento, também é sinal que ele esteja com dor. Na dúvida não deixe de consultar o médico veterinário.

Perda de apetite: a maioria dos cachorros tem um apetite aguçado, e se você observar que de repente o seu cachorro não está mais com tanto apetite, ele pode estar com dor ou doente.

Lambidas em determinado lugar: se você verificar que o cão se lambe com frequência em determinada parte do corpo, pode estar expressando que aquela região tem dor.

Estes foram alguns dos sinais. É preciso sempre ficar atento ao comportamento do seu cachorro. E quando estranhar algo, não deixe de levar ao seu médico veterinário! Boa sorte!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *